Canto Geral! nossas inspirações

O que é canto Geral?

“deixo claro que a firmeza do meu canto vem da certeza que tenho, de que o poder que cresce sobre a pobreza e faz dos fracos riqueza, foi que me fez cantador.” (Geraldo Vandré)

31 de março de 1964. Um silêncio autoritário cala as vozes mais brilhantes do país, vivia-se em constante tensão, tinham-se os passos vigiados e as consciências manipuladas. O canto se tornou uma forma de protesto e é aí que surge Geraldo Vandré, que fez da arte uma forma de fazer valer seu direito de cidadão livre diante da repressão. Nesse contexto, chega às lojas de disco o LP Canto Geral, onde os anos duros da ditadura ganham uma versão criticamente musicada. Canto Geral é a máxima da militância ideológica. Não só Geraldo Vandré, mas Pablo Neruda também teve seu “CANTO GERAL” transformado em poesia. Geraldo Vandré e Pablo Neruda se utilizavam desses meios (às vezes únicos) que possuíam para proclamarem seus ideais e denunciarem a realidade em que viviam.

domingo, 28 de março de 2010

CinePsi - Toda quarta-feira | 12h | Clínica de Psicologia - UFPB

CinePsi: diálogo entre psicologia e cinema

O “CinePsi” foi criado para funcionar como um espaço de formação fora da sala de aula, com o objetivo de levantar alguns questionamentos e reflexões sobre assuntos que permeiam tanto o campo da Psicologia como o do cinema, buscando a relação/diálogo que a arte cinematográfica pode travar com a realidade vivida no mundo. Entendemos que ver filmes é uma prática social tão importante quanto a leitura de obras literárias ou filosóficas, atuando na formação geral das pessoas. A partir de tal experiência, que teve seu início em Abril de 2007 na própria universidade, pudemos perceber que os debates organizados após cada sessão proporcionavam para @s estudantes uma nova relação com a experiência do assistir filmes, elevando as possibilidades de diálogo e de intervenção nos espaços em que vivem.

Por Pedro Felipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário