Canto Geral! nossas inspirações

O que é canto Geral?

“deixo claro que a firmeza do meu canto vem da certeza que tenho, de que o poder que cresce sobre a pobreza e faz dos fracos riqueza, foi que me fez cantador.” (Geraldo Vandré)

31 de março de 1964. Um silêncio autoritário cala as vozes mais brilhantes do país, vivia-se em constante tensão, tinham-se os passos vigiados e as consciências manipuladas. O canto se tornou uma forma de protesto e é aí que surge Geraldo Vandré, que fez da arte uma forma de fazer valer seu direito de cidadão livre diante da repressão. Nesse contexto, chega às lojas de disco o LP Canto Geral, onde os anos duros da ditadura ganham uma versão criticamente musicada. Canto Geral é a máxima da militância ideológica. Não só Geraldo Vandré, mas Pablo Neruda também teve seu “CANTO GERAL” transformado em poesia. Geraldo Vandré e Pablo Neruda se utilizavam desses meios (às vezes únicos) que possuíam para proclamarem seus ideais e denunciarem a realidade em que viviam.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

CINEPSI MÊS DA LUTA ANTIMANICOMIAL

Nesse mês, os filmes do CinePsi serão relacionados a questão da luta antimanicomial.
No final dos anos 90, instaurou-se o movimento de luta antimanicomial, não se reduzindo a uma questão técnica ou assistencial, mas buscando inter-relações entre a cidade e a loucura,considerando que a exclusão social do louco implica numa radical exclusão da subjetividade do mesmo. O movimento antimanicomial é um movimento social, que organiza trabalhadores, familiares e usuários de Saúde Mental no combate às diferentes formas de exclusão da loucura, não considerando as experiências da loucura como aberração ou déficit, mas como experiências legítimas e pensáveis do corpo que podem também possibilitar inimagináveis refazendas. É, neste sentido, que surge o dia 18 de maio como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário